terça-feira, 26 de maio de 2009

Cibeles


Fonte ícone de Madrid, encontra-se situada na praça com o mesmo nome desde 1782 entre o Passeio de Recoletos e o Passeio do Prado.
A fonte, que representa a deusa Cibele, símbolo da Terra, agricultura e fecundidade, sobre um carro puxado por leões, é um projecto de Ventura Rodríguez sob o reinado de Carlos III. Realizada em mármore, a fonte foi colocada desde o primeiro instante ao lado do Palácio Buenavista, no Passeio de Recoletos, para mudar-se, no final do século XIX, para o local onde se encontra hoje em dia, no centro da praça.
É imprescindível, quando falamos da Fonte Cibele, mencionar os grandes edifícios que delimitam a sua praça: Palácio de Buenavista, Palácio de Linares, Palácio das Comunicações e o Banco da Espanha.
Hoje em dia este monumento converteu-se num símbolo de afiliação ao Real Madrid, que se concentra à volta da deusa para festejar as suas vitórias.
A Fonte de Cibeles é o resultado de uma encomenda que foi realizada ao arquitecto espanhol Ventura Rodríguez, que levou a cabo o projecto entre os anos 1777 e 1782. Esta construção encontra-se dentro do projecto ilustrado de Carlos III, no final do século XVIII, que tinha como finalidade elevar a categoria urbana e monumental de Madrid à imagem e semelhança de outros países europeus.
A fonte foi instalada em 1782 quando foi iniciada a remodelação do Passeio do Prado, situando-se em frente do palácio da Buenavista (que foi Quartel Geral do Exército). A fonte não começou a funcionar até 10 após a sua instalação.
Em 1995 o monumento foi transferido para o centro da Praça, de modo que a deusa Cibele passasse a olhar para o primeiro trecho da rua Alcalá.
Entre os momentos difíceis que tem vivido o monumento durante a sua história, estão a perda da perda de um braço, as chaves e o ceptro em 1931, assim como um ataque a um dos leoões durante a guerra civil.

Sem comentários:

Enviar um comentário